[Clássicos da VIEW] Tecnol celebra 35 anos, 2007 #TBT

Maior indústria brasileira do setor, a campineira Tecnol celebra 35 anos de existência e registra a sua trajetória em uma publicação especial.

 

Trinta e cinco anos de sucesso: o fundador da empresa, Sérgio Carnielli

Em 1972, nascia a Tecnol, com apenas 20 funcionários, em um espaço de 200 metros quadrados, produzindo uma centena de armações por dia. Hoje, 35 anos depois, a empresa conta com mais de 1 mil pessoas – entre equipes de vendas, produção e administrativo – trabalhando em uma área de 8 mil metros quadrados e fabricando óculos de 14 marcas diferentes.

Para comemorar seu aniversário de 35 anos e uma trajetória de tanto crescimento, a empresa criou uma brochura especial com sua história, projetos sociais e marcas de seu portfolio. Além disso, esse perfil institucional é acompanhando de um DVD que mostra a evolução da empresa, além de depoimentos de fornecedores, licenciadores, parceiros e pessoas agraciadas com os projetos sociais.

 

 

 

Ontem e hoje: contraste entre a produção antiga (à esquerda) e a atual (à direita)

 

 

 

Anos marcantes – O fundador Sérgio Carnielli era ferramenteiro e desenvolvia máquinas e ferramentas para a indústria óptica. Com isso, usou a experiência que acumulou nos processos produtivos de armações de receituário de metal e fundou a empresa Técnica Nacional de Óculos Ltda., mais conhecida como Tecnol.

Um dos anos mais marcantes na história da empresa foi 1975, por conta da mudança de sede e também da aquisição da primeira maquina automática de produção de aros, aumentando a capacidade produtiva. Dois anos depois, passou a produzir armações coloridas, feitas com componentes plásticos.

Em 2004, foi inaugurado um showroom na fábrica, onde os clientes podem conhecer todas as coleções das marcas e materiais de ponto de venda.

 

Investindo na equipe e na comunidade – Um dos segredos da empresa é trabalhar o potencial de seus funcionários com treinamentos constantes e programas de capacitação técnica. O objetivo é motivar a equipe com oportunidades de crescimento profissional, mantendo altos os níveis de trabalho e qualidade.

A Tecnol investe também em diversos projetos sociais como o Circuito cidadão, de doações de armações; Mais Visão, consultas oftalmológicas e óculos para crianças carentes; Aprender e crescer, formação de 1º e 2º graus para funcionários e pessoas da comunidade e Mais visão para educação, ação que ocorre nas cidades que recebem as etapas do Rally dos sertões.

Além disso, trabalha utilizando tecnologia limpa, livre de resíduos e fontes de poluição. Possui uma estação de tratamento de efluentes, responsável por tratar e reciclar a água utilizada nos processos industriais.

 

Um só grupo

Fundada em 1985, a Guttier firmou parceria com a Tecnol em 1995. Já em 1997 foi a vez de a Sorel, aberta 12 anos antes, associar-se. As três empresas formam o Grupo Tecnol.

 

 

468 ad