[Clássicos da VIEW] A experiência da Zeiss no varejo, 2015 #TBT

Zeiss Vision Center: fachada da loja de Campinas, a única do Brasil instalada em shopping center (o Iguatemi)

 

Da Nike à Melissa, da Bauducco à Valisère, passando por Microsoft, Artex e Samsung, entre tantas outras. Esse movimento ocorre há pouco mais de uma década em caráter mundial, em que fabricantes optam por abrir lojas próprias. Salvo raras exceções, o objetivo é abrir lojas-conceito e reforçar sua marca aos olhos do consumidor.

Na óptica, o exemplo mais recente no Brasil é a abertura das lojas Zeiss Vision Center, o projeto de varejo da Carl Zeiss Vision, com o objetivo de proporcionar a completa experiência de marca ao consumidor, aumentando a base de fãs da marca, já que, além de suas lentes oftálmicas premium, este ano a corporação alemã relançou sua coleção de armações de receituário, uma parceria com a também alemã Stepper.

O projeto, de caráter mundial, chama-se “Zeiss Experience” (do inglês, “Experiência Zeiss”), teve início em 2008 e conta hoje com 90 pontos de venda espalhados pelo mundo – todos eles, foram abertos em parceria com lojistas parceiros e experientes na venda de produtos premium. No Brasil, são quatro unidades: Campinas (com Adolfo Breternitz, da Ótica & Cia.), Belo Horizonte (com Régis Lobato, da Perfect Óculos), Chapecó (com Fabiano Gasparetto, das Óticas Gasparetto) e Santos (com Maria Claudia Colombo, da Visão Laser).

É óbvio que parte do mercado questiona se esse movimento representa a entrada da corporação alemã no varejo. Diferentemente disso, a Carl Zeiss Vision responde que se trata de oferecer uma oportunidade de negócio ao varejista. “As lojas Zeiss Vision Center são abertas com parceiros do setor, permitindo ao lojista trabalhar com o alto valor agregado que a marca oferece. Outro fator é que a base instalada é pequena, é um clube de lojas da marca, sem absorver toda a demanda do local”, explica o comunicado oficial da empresa. A gerente responsável pelo projeto no Brasil, Cynthia Pereira, explica também que é “uma forma de trabalhar pela construção da marca junto ao consumidor no Brasil sem o custo elevado da mídia de massa”.

Os lojistas interessados podem consultar www.zeissvisioncenterstores.com.br a fim de conhecer melhor o projeto Zeiss Experience.

 

 

Mais sobre a Zeiss Experience

Zeiss Vision Center, agora em Goiânia

Zeiss Vision Center desembarca em Brasília

Zeiss Vision Center chega a Fortaleza

 

468 ad