Warby Parker: três lojas em 14 dias e exame on-line

A Warby Parker em Boulder, Colorado

A Warby Parker segue firme no seu objetivo de abrir 25 novas lojas físicas em 2017: entre 8 e 22 de julho, inaugurou três pontos de venda, incluindo a primeira unidade no estado do Colorado (mais precisamente em Boulder) – a segunda loja fica em Plano, próximo a Dallas, estado do Texas e a terceira em Lexington, Kentucky. O e-commerce de óculos que, em 2010, revolucionou o varejo óptico nos Estados Unidos e que três anos mais tarde passou a abrir lojas, deve terminar o ano com 70 locais físicos, entre lojas e showrooms. Em março, começou a operar seu laboratório óptico próprio, situado em Sloatsburg, no condado de Rockland, estado de Nova York.

 

 

A Warby Parker em Plano, Texas

 

O Texas está se tornando um dos principais mercados-chave da Warby Parker em termos de varejo físico. Já são duas lojas em Austin e outras duas em Dallas e a rede se prepara para abrir o primeiro ponto de venda em Houston até do fim do ano.

Segundo a versão 2016 do ranking Top 50 U.S. Optical Retailers, produzido pelo Vision Monday (veja das páginas 50 a 56), a empresa fundada por Neil Blumenthal e Dave Gilboa ocupa a 46ª colocação das maiores redes de óptica dos Estados Unidos.

 

 

A Warby Parker em Lexington, Kentucky

 

Além disso, no final de maio, a Warby Parker anunciou sua entrada no controverso campo de testes de visão on-line ao lançar um serviço de refração móvel que permite medir a acuidade visual por meio de um aplicativo. Chamado de “Warby Parker Prescription Check”, o teste “ajuda as pessoas elegíveis com a receita vencida a obter uma nova sem colocar o pé no consultório médico”, de acordo com a comunicação da empresa.

O aplicativo permite fazer um teste de 20 minutos em um iPhone ou em um computador que determina a acuidade visual. O consumidor, então, envia o resultado do teste e sua receita atual para um especialista afiliado à Warby Parker, que determina se a visão mudou desde o último exame. Se a prescrição não tiver mudado desde a última receita, o médico emitirá uma receita atualizada em 24 horas, que pode ser usada em qualquer lugar. Caso o grau tenha alterado, o médico pode recomendar um exame de vista mais abrangente. A Warby Parker não especificou se o responsável pela análise dos resultados do exame de visão será um optometrista ou um oftalmologista.

Inicialmente, a Warby Parker limitou o serviço aos estados da Califórnia, da Flórida, de Nova York ou da Virgínia, mas revelou que planeja lançar rapidamente a ferramenta para outros estados. É preciso ter entre 18 anos e 40 anos para utilizar o serviço e ter uma análise visual abrangente nos últimos cinco anos. Clientes com antecedentes de doença ocular ou fatores de risco não são elegíveis a participar. Atualmente, o serviço destina-se apenas a portadores de grau esférico entre zero a -6.0D e cilíndrico entre zero e -2.0D.

Embora os defensores afirmem que a refração on-line está ampliando o acesso da população aos cuidados visuais, a tecnologia encontra resistência de alguns optometristas. Segundo o VMail, um dos fornecedores líderes de testes de visão on-line, a Opternative, ficou sob o fogo cruzado da Associação Norte-Americana de Optometria (a American Optometric Association), bem como de grupos de optometria de vários estados, que argumentam que os consumidores podem não ser capazes de distinguir entre uma refração on-line e um completo exame de vista. Em seus materiais de divulgação, a Warby Parker alerta os consumidores de que seu teste de visão on-line não é um exame abrangente e tampouco se destina a substituir as visitas a um especialista.

 

 

 

 

468 ad