Bolsa Família agora vale óculos

O Bolsa Família chegou à óptica. Agora, os cerca de 14 milhões de beneficiários do programa de distribuição de renda do governo federal, implantado em 2003, podem comprar óculos por R$ 60 nas ópticas credenciadas pelo Ótica Cidadã, programa lançado ontem pela Essilor.

Inicialmente, serão três as redes a participar do Ótica Cidadã: Chilli Beans, Óticas Carol e Óticas Diniz. Cada loja terá à disposição dez pares de óculos de visão simples por mês para os membros do Bolsa Família. Segundo o CEO da Essilor Brasil, Eugenio Drummond, o total de dez peças por ponto de venda foi decidido com base em um estudo de sustentabilidade do programa em longo prazo.

A meta é atender 13 mil pessoas até o final do ano. O foco inicial são as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país e, em segundo momento, o Centro-Oeste e o Norte. Com a consolidação do programa, outras ópticas serão credenciadas. Empresários de óptica interessados em participar já podem fazer o pré-cadastro em www.oticacidada.org.br. Segundo o comunicado oficial da Essilor, a entrada de novas redes “dependerá da manutenção e da sustentabilidade do programa, bem como da capacidade dos laboratórios ópticos, que precisará ser avaliada periodicamente para acomodar novas lojas”.

Drummond explicou que o valor baixo dos óculos é fruto do esforço cooperado das redes de ópticas e dos laboratórios Essilor, que subsidiarão armações, lentes e o atendimento aos clientes do Bolsa Família.

Para beneficiar-se dessa vantagem, a pessoa deve dirigir-se a uma óptica credenciada e apresentar um documento com foto, o cartão do Bolsa Família e a prescrição dos óculos emitida por um oftalmologista, no máximo, há seis meses. A ação inclui apenas lentes de visão simples, para a correção de astigmatismo, hipermetropia e miopia, e garante um par de óculos por receita, mas estende-se aos familiares próximos do titular do Bolsa Família, atendendo pais, filhos e cônjuges. Em www.oticacidada.org.br, é possível consultar a óptica mais próxima que oferece o benefício.

O Ótica Cidadã é parte do projeto 2.5 New Vision Generation, a divisão de negócios inclusivos da corporação francesa de óptica, que tem por objetivo desenvolver modelos de negócios baseados em inclusão social, inovação e sustentabilidade. Já atua em mais de 25 países em todos os continentes. O nome, 2.5 New Vision Generation, remete ao total da população mundial que não tem a correção visual necessária (cerca de 2,5 bilhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde) e o compromisso da Essilor em reverter esse quadro.

468 ad