Safilo tem novo quartel-general nos Estados Unidos

A corporação italiana está de casa nova no país de Donald Trump. Deixou a cidade de Parsippany, estado de Nova Jersey, e passa a ocupar agora o número 300 da Lighting Way em Secaucus, também em Nova Jersey. Situada a cerca de 10 quilômetros de Nova York, fica no segundo e no quarto andares de um prédio de 10 andares.

O projeto arquitetônico, assinado pelo Studio 1200, coletivo multidisciplinar de arquitetura e design, investe no conceito de espaços abertos. Os dois andares, que somam 5,1 mil metros quadrados de área, abrigam showroom, call center, salas de trabalho e de reuniões, além de espaço para eventos. A inauguração oficial deve ocorrer em outubro, com a presença de membros do Conselho Administrativo, funcionários, clientes e imprensa.

O movimento é parte do processo de simplificação e modernização das operações da Safilo nos Estados Unidos. Em outubro de 2015, as áreas de distribuição e logística foram incorporadas ao Centro de Distribuição da empresa em Denver, estado do Colorado.

“A reinvenção da sede é de importância estratégica para a Safilo à medida que a empresa está investindo em produtos, parcerias com clientes, habilidades de gerenciamento e eficiência operacional na América do Norte. A empresa precisa de uma sede atraente a fim de estabelecer sinergias com o showroom da Quinta Avenida e seu Global Design Studio, bem como com os parceiros de licenciamento baseados em Nova York e os principais varejistas de óculos da América do Norte. Afinal, aqui é onde o design global e a inovação oferecem uma inspiração importante para o grupo em todo o mundo”, definiu a CEO (do inglês, “Chief Executive Officer”, sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da Safilo, Luisa Delgado.

Segundo o comunicado oficial, a América do Norte é um mercado de liderança globalmente simbólica e historicamente forte para o Grupo Safilo.

Suas raízes do trabalho manual remetem a 1878 e o nome atual da empresa remonta a 1934, quando o fundador Guglielmo Tabacchi comprou a primeira fábrica em Calalzo di Cadore, na Itália.

Tabacchi nasceu nos Estados Unidos, em 1900, em Solvay, estado de Nova York, e voltou com a família para a Itália quando era jovem. Foi pioneiro tanto da industrialização como da globalização da empresa, começando pela América do Norte em 1962: a Safilo USA se estabeleceu em Nova York no número 1133 da Broadway como Starline Optical Corp., a primeira atacadista de óculos a vender diretamente para profissionais, sempre com a preocupação de converter o conceito de dispositivos de correção para acessórios de moda.

A Starline mudou seus escritórios de Nova York para Fairfield, estado de Nova Jersey, em 1977, ao firmar uma joint venture (do inglês, algo como “empreendimento conjunto”, expressão que denota a associação de empresas para a realização de um novo empreendimento comercial) com a Safilo para fabricar armações de acetato Safilo Elasta.

Onze anos mais tarde, a Safilo adquiriu as ações restantes da Starline e mudou seu nome para Safilo USA em 1990. Em 1997, transferiu-se para a sede de Parsippany.

 

468 ad