Como ter uma feira de sucesso para sua óptica?

Após 15 anos de
varejo, o óptico
Tiago Salvador
resolveu se dedicar
ao treinamento

 

Para começar, prezado leitor, digo-lhe: é preciso ter foco em uma feira, mas as chances de desperdiçar esse momento são imensas. Afinal, participar de um evento como esses não se trata apenas de entrar em um estande e comprar óculos para a sua loja ou voltar para casa com sacolas, folhetos e brindes.

Se você já está na feira e começou a ler esta matéria, continue antes mesmo de dar o próximo passo, porque agora é a oportunidade de fazer diferente, aumentar os resultados e sair carregado de bons frutos desse evento que faz parte do roteiro de milhares de empresas do Brasil.

Agora, se você estiver lendo este texto depois de a feira ter acabado, fique tranquilo porque ainda dá tempo de seguir no caminho certo daqui para frente. Algumas coisas me causam desconforto, como ver os empresários voltarem dos eventos com pouca bagagem em termos de resultados, além de sacolas repletas de brindes e catálogos que muitas vezes ficam jogados no canto para sempre, sem real utilidade.

Você se identifica com algumas das seguintes situações?

Durante a feira, tudo é lindo e maravilhoso, mas depois não consegue colocar as ações em pratica?

Pouco tempo para conhecer tudo e negociar com os fornecedores?

Perde tempo com convites para almoços e cafés e no final do dia está exausto?

Pega o mapa na entrada da feira, traça um roteiro e não cumpre nada do que planejou?

As conversas são sempre sobre o que está achando da feira? Algumas respostas como “legal”, “fraca”, “grande”, “pequena”? Informações que não mudam em nada seus resultados no dia seguinte…

 

E, assim, acaba mais um dia de feira com pouco rendimento profissional. Mas se você quiser mudar esse resultado de uma vez por todas, continue comigo. Vou lhe contar um segredo: da mesma forma que você cria atrações para trazer os clientes até a sua óptica, as empresas fazem o mesmo. Isso não está errado, o problema é que se você não tiver propósito em cada visita e selecionar os convites que recebe, certamente comprometerá seu roteiro e os seus objetivos.

Já percebeu que cerca de 80% dos papéis que traz das feiras são inúteis? É porque você precisa encontrar os 20% de informações que deseja trazer ou negociar e gerar os 80% de resultados para a empresa.

 

Faça uma lista

Para conseguir descobrir como atingir bons resultados, basta seguir essa lista com tudo que deseja resolver na feira. Você já foi em um supermercado sem lista de compras e voltou com o carrinho cheio, porém se esqueceu do que mais precisava? Então, arregace as mangas, prepare a sua própria lista e siga à risca.

Discriminei os itens principais no modelo abaixo, mas você pode customizá-la à sua maneira. Por exemplo, no campo “armações”, indique as suas necessidades como “peças esportivas”, “espelhadas”, “fio de náilon”, “masculinas” e por aí vai. Nos demais campos, faça o mesmo.

 

 

Com essa lista básica, consegue direcionar seu trabalho e o das pessoas da sua equipe que também vão à feira com você: as tarefas e as empresas onde comprar, cotar preços, trazer informações etc. Dessa forma, você ganha tempo e foco naquilo que deseja resolver durante o seu dia.

Uma grande dica para quem vai sozinho é visitar a feira ao menos dois dias, aproveitar os eventos e o contato direto com os diretores das empresas presentes para fechar bons negócios. Chamo isso de círculo da influência, afinal, fica bem mais fácil quando se pode ir direto ao “cacique”: aproveite, porque boa parte deles está espalhada pela feira em busca de negociações e pronta para conhecer seus clientes olho no olho.

 

Tire fotos

Outra dica é tirar foto, muitas fotos, principalmente com representantes e diretores. Poste essas fotos durante o mês todo. Conte para seus clientes que você visita feiras, que está sempre antenado com as tendências e que é parceiro dessas empresas. Intercale as fotos e ouvirá várias vezes seus clientes comentando que o veem sempre nas feiras. Isso é bom ou não é?

Penso que uma foto com representantes das empresas vale mais do que uma foto com famosos, porque os representantes transmitem a seus clientes a segurança de que sua óptica tem parceiros de verdade. Obviamente que uma foto ou outra com famosos é sempre bom, mas lembre que seu tempo é curto e cliques com celebridades valem mais para aumentar o seu marketing pessoal do que elevar os resultados da empresa.

 

Vista-se bem

Você é seu cartão de visita, portanto, aproveite o momento para colocar uma bela roupa e causar uma excelente impressão ao mercado. Muitas pessoas se vestem tão bem para sair, ir a restaurantes, casamentos e vão de qualquer jeito visitar seus parceiros fornecedores, aqueles que lhes trazem o ganha pão de todos os dias. Não perca tempo em decidir que roupa usará nas feiras: coloque sempre a melhor e esteja pronto para atrair olhares e elogios. Essa é a impressão que você deve transmitir sempre sobre você e sua óptica.

 

Busque informação

Essa última dica é simples, é formada por três informações que devem estar sempre presentes em suas conversas durante a feira.

  1. Estilos. Não se trata novos modelos de óculos, mas de novos estilos, aqueles que continuam em alta e os que já não se deve mais investir. Por exemplo, saber que o estilo de óculos com lentes espelhadas vai continuar em alta o fará continuar investindo nos espelhados. Sacou?
  2. Vitrines. Veja como as empresas estão montando suas vitrines, os novos materiais de merchandising e tire fotos para aplicar as ideias em sua óptica.
  3. Mercado. Busque informações sobre o mercado, seus concorrentes e para que direção estão caminhando. Essa é uma das principais missões para todos que visitam uma feira óptica.

 

Agora, para finalizar, pense: aquela conversa que eu mencionei no começo do texto, sobre o que está achando da feira etc. e que não leva a lugar nenhum, é o mesmo que um cliente entrar na sua óptica e você falar da chuva, do governo, da greve geral… Nada disso traz resultados positivos para a sua loja. Vai por mim, o melhor é adotar a seguinte postura: “a feira está ótima, estou tirando o máximo de proveito para minha empresa. Como você e sua empresa podem me ajudar com (mencione uma das necessidades de sua lista)?”.

Dessa forma, você corta assuntos que desviam do seu foco e sugam energia. Feiras foram feitas para fazer negócios, conhecer pessoas, tendências, vitrines, moda, palestras e tudo mais que pode enriquecer seus negócios. Então, aproveite ao máximo porque você merece ter muito sucesso.

Boas vendas e uma excelente feira!

 

468 ad