[Não venda óculos!] O calendário do sucesso

Após 15 anos de
varejo, o óptico
Tiago Salvador
resolveu se dedicar
ao treinamento

Seja bem-vindo a 2017, prezado leitor. Que tal começar o ano com um calendário prontinho de ações para a óptica? Preparei um material especial para a sua loja e seu bolso – veja no final deste texto como obtê-lo.

O ano começa e surge uma porção de dúvidas? Todo mundo já passou por isso, mas você não precisa mais viver essa situação: posso ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso de suas campanhas. Proponho planejá-las com um material simples, que contém quatro bases principais: brainstorm, campanha externa, campanha interna e budget. Colocando essa estratégia em prática, em questão de horas é possível preparar todas as principais campanhas da sua óptica para este ano.

A falta de planejamento é um dos principais fatores de fracasso nas campanhas. Muitos lojistas deixam de pesquisar sobre mercados externo e interno e verba. Nessa hora, lembre-se da frase que “um bom marketing é aquele em que se planeja e mensura resultados”.

Você já fez o cálculo do investimento em campanhas, vitrines e brindes por ano? Isso é chamado de “verba de marketing”, dinheiro destinado a todo investimento em campanhas para atrair, reter e fidelizar os clientes. A maioria das empresas destina de 3% a 35% do seu faturamento para a verba de marketing. A Red Bull, por exemplo, é uma das empresas que mais investe em marketing mundialmente, atingindo os 35%, o que significa uma verba de alguns bilhões de euros.

Veja os quatro passos necessários para orquestrar bem uma campanha na sua óptica.

  1. Para começar, realize um brainstorm na empresa, levantando todas as ideias para a campanha. O termo “brainstorm” vem do inglês e pode ser traduzido como “tempestade de ideias”, é o momento em que todos os participantes sentem-se à vontade para compartilhar todas as ideias que lhes vêm à cabeça, sem censura; em geral, é um ótimo ponto de partida. E a principal motivação de sucesso em um brainstorm é o engajamento de todos aqueles que ajudarão a desenvolver a campanha.
  2. A segunda etapa são as ações externas, como podem impactar positivamente o desejo de compra do cliente. Insira todas as ideias na folha e comece a visualizar a campanha.
  3. O terceiro e muito importante passo são as ações internas, isto é, como vai ser a recepção ao cliente e a organização com as equipes e as vitrines. A campanha interna é a materialização das ações externas, sendo que uma não impacta a outra. Geralmente, muitas empresas preferem investir apenas internamente para reduzir seus custos.
  4. Para fechar a campanha, é muito importante saber sobre o investimento a ser feito em cada campanha. Eu uso o termo em inglês “budget” (isto é, “orçamento”), que é o que vai dizer se a campanha foi um sucesso ou não. Afinal, qual a vantagem de investir tempo e rios de dinheiros em uma campanha para não ter retorno? Tudo precisa ser mensurado e gerido de forma clara para evitar furos e gastos desnecessários.

Há uma sacada muito importante para fazer as campanhas acontecerem. Sabe quem fica feliz em conhecer suas campanhas para o novo ano? Seu fornecedor. Sim, aproveite o planejamento antecipado para pedir suporte com brindes, produtos e, obviamente, com o budget. O que vier, será bem-vindo para somar créditos à sua campanha. Basta encaminhar o material preenchido para os parceiros e aguardar. Tenho certeza de que você vai se surpreender positivamente.

Durante todos esses anos de trabalho na óptica, sempre obtive bons resultados em planejar campanhas antecipadas porque mesmo que o fornecedor não queira ajudar em nada, é uma boa forma de angariar bons descontos com floriculturas, docerias, bebidas, gráficas, enfim, tudo aquilo que envolva sua campanha. Os descontos são absurdos quando se fecha uma parceria com muita antecedência.

Acredite que você pode fazer diferente e criar excelentes campanhas com uma boa economia. Clique aqui para baixar e imprima o Calendário do Sucesso, colocando o planejamento em prática. Bom planejamento, boas campanhas e boas vendas!

 

Mais de Não venda óculos! por Tiago Salvador

A venda pelo conceito

Como ganhar muito dinheiro?

Como vender experiência

A prospecção dos clientes

Crie atração para aumentar as vendas!

Como ter uma feira de sucesso para sua óptica?

 Como criar afinidade com as marcas?

 

468 ad