[Não venda óculos!] Crie atração para aumentar as vendas!

Após 15 anos de
varejo, o óptico
Tiago Salvador
resolveu se dedicar
ao treinamento

Algumas pessoas me perguntam: como é possível ter resultados positivos com o mercado vivendo um momento tão fraco? E, antes mesmo de eu responder, me falam: “preciso treinar minha equipe, você pode me ajudar?”. Treinamento consiste em reunir a equipe, estudar os produtos, participar de palestras, visitar feiras ópticas, pedir treinamento para os fornecedores de armações e lentes, oferecer uma palestra para a equipe sobre técnicas de vendas e atendimento ao cliente etc.

Já ouviu falar de CVB? É a sigla para “característica, vantagem e benefício” do produto. E, obviamente, quem trabalha no ramo deve conhecer muito bem o produto, suas características, vantagens e benefícios para os clientes. Para ficar ainda melhor, essa sigla pode ganhar mais uma letra, passando a ser “CVBA” – o “a” é de atração. O fato que é nada adianta estar capacitado, ter diplomas, cursos e treinamentos se não consegue atrair clientes.

Alguns chamam isso de “Rapport”, que são técnicas de persuasão. Prefiro chamar de atração mesmo. É a sua luz que faz o cliente ir à óptica antes mesmo de você falar com ele. Atração não é algo físico, mas energético. Basta você estar bem para seu dia ser um sucesso. Para se tornar um ímã de clientes, precisa pensar desde o despertar até a hora de deitar de que forma suas atitudes diárias devem ser positivas em relação ao atendimento. Veja as dicas que tirei do meu caderno do sucesso.

Focar no resultado. Manter-se focado no trabalho, ajudar a equipe e os superiores é sempre bom, mas os resultados precisam ser vendas. No final, você será mensurado pelos números. Ajudar o próximo, puxar saco e ser político às vezes é bom, mas tem limite. Foco em resultado, ok?

Produzir mais e melhor. Mantenha as vitrines sempre arrumadas: pegue uma flanela e comece a limpar os óculos com foco no cliente que logo vai entrar. Sem essa de ficar parado em rodinhas falando sobre tempo, crise ou novela. Crie resultado para você e sua empresa: ao limpar óculos, seu “motor” fica aquecido, você se autocapacita ao mexer com os produtos e deixa a mente ocupada pensando em atender clientes.

Subir na rede. Comece a divulgar seu trabalho nas redes sociais. Valem algumas dicas de posts: no primeiro, por exemplo, você pode publicar foto do cliente após a venda, com um agradecimento a ele. No segundo, depoimento em vídeo (ou por escrito) do consumidor sobre seu atendimento. Já no terceiro, fotos de produtos com uma boa descrição de como aqueles óculos podem deixar seu cliente mais bonito e saudável. Seja criativo.

Conectar-se com o cliente. Quando há um grupo de pessoas se comunicando em um lugar onde todos se entendem, o papo flui. Chamo isso de conexão, que ocorre quando um grupo de amigos, familiares ou mesmo de colegas de trabalho que compartilham algo em comum.

Grande parte do sucesso na comunicação em fóruns e redes sociais se dá porque aquelas pessoas desejam compartilhar as mesmas necessidades. A sacada é: com o seu cliente, não pode ser diferente. Aquilo que você fala tem de fluir como algo que você deseja transformar na vida dele. Se colocar na cabeça que deseja deixar o cliente mais bonito com seu atendimento, as chances de atingir melhores resultados aumentam muito. Afinal, quem não deseja ficar bonito, não é mesmo?

Visualizar. A próxima forma de criar atração no atendimento é imaginar que tem à sua frente alguém de que goste muito – tenho certeza de que, para essa pessoa, você não iria empurrar produtos ou fazer um mau atendimento.

Gerar atração vem antes do atendimento. É a forma de se preparar para o momento mais importante que são as vendas. Essa comunicação pode levá-lo ao sucesso. Pense nisso: você pode ter tudo que deseja, basta mostrar ao cliente aquilo que é verdade.

Desejo-lhe ótimas vendas e ótima atração de clientes. Você é corpo, alma e uma porção de felicidade. Aproveite tudo isso e vá em busca do sucesso!

 

Mais de Não venda óculos! por Tiago Salvador

A venda pelo conceito

Como ganhar muito dinheiro?

Como vender experiência

O calendário do sucesso

A prospecção dos clientes

Como ter uma feira de sucesso para sua óptica?

 Como criar afinidade com as marcas?

 

 

468 ad