[Não venda óculos!] A venda pelo conceito

Após 15 anos de
varejo, o óptico
Tiago Salvador
resolveu se dedicar
ao treinamento

É com imenso prazer que passo a fazer parte desta revista que transforma o seu negócio e sua vida com conteúdo relevante. Compartilharei a minha trajetória usando a mesma técnica que emprego para ensinar ao mercado: a da venda pelo conceito.

Produto de conceito são aqueles com os quais você gasta mais saliva e massa encefálica para oferecer ao cliente e vou adotar essa mesma técnica para demonstrar como ela funciona. Venha comigo em três passos conhecer o “conceito Tiago Salvador”.

 

  1. Conte a historia do produto.

Aqui, no caso, é a minha própria história. Sou do interior de São Paulo, mais precisamente de Itapetininga, onde minha família fundou a Óticas Terceira Visão, hoje uma rede de 11 lojas. Até janeiro de 2015, quando deixei a posição de diretor comercial, “brincávamos” de fazer sete dígitos em 22 dias.

Meus pais sempre foram grande empreendedores, por isso, tenho muito orgulho de ter trabalhado 15 anos com a minha família. Foi a melhor escola que pude ter e conto o porquê:

1988:: Nasce a primeira loja em Itapetininga. Todo mundo trabalhando: pai, mãe e filhos desde bem pequenos.

1996:: Já são três lojas, com serviço de entrega de óculos em 1 hora e a primeira loja infantil do Brasil, fidelizando os clientes desde cedo. Aquelas crianças, hoje com 20 anos, continuam frequentando a Terceira Visão acompanhados de seus namorados ou namoradas ou até com os filhos.

2003:: Cinco lojas e aposta no universo digital. A Terceira Visão saiu até na imprensa internacional como a primeira óptica a entrar no mundo virtual. Faz todo sentido a frase do fundador da Microsoft, Bill Gates – “em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

2005:: Concluo com meu pai o famoso e desejado Bacharelado em Optometria. Para que me serviu? Até então, o varejo era o maior negócio da família e não o atendimento optométrico. Mantive o foco nas vendas e utilizei a Optometria como fonte de capacitação de equipes, adaptação de lentes de contato, prótese ocular, ortóptica, visão subnormal, campanhas de acuidade visual, gestão de uma organização não governamental para cegos etc. A Optometria é muito mais que fazer refração, vale a pena colocar na balança o que mais traz resultados.

2007:: Foi a vez de adotar um novo layout para as lojas e a palavra de ordem foi a inovação: um conceito totalmente ousado colocou o consultor de vendas lado a lado com o cliente e o resultado foi sucesso absoluto! Todo mundo adora sentar no sofá da sala e não em uma mesa de reunião.

2015:: Nas empresas familiares, chega sempre o momento de os pais passarem o bastão para os filhos e essa foi a maior conquista na família Terceira Visão: cada um pôde seguir os seus sonhos. Meu pai, de óptico, passou a mestre cervejeiro: hoje tem uma fábrica de cervejas artesanais, a Cervogia. Meu irmão e minha mãe assumiram a Terceira Visão e minha irmã ajuda no financeiro, além de cuidar, ao lado do meu cunhado, da única franquia da marca, que fica na cidade de Tatuí. Mas e eu?

 

  1. Conte o diferencial do produto.

Decidi ir para o mercado ajudar as pessoas a descobrir quais são suas “dores” e me dedicar a solucionar problemas, sem que percam tempo e dinheiro.

 

  1. Conte alguma referencia que conecte seu cliente com o produto.

Sabe aquelas palestras técnicas que nunca têm fim e que no final não agregam em nada? Pois é, um pedaço de mim sempre foi apaixonado por palestras e agora trago conteúdos para o mercado que realmente transformam pessoas em super-humanos.

Não acredito na história de que é difícil trabalhar com gente, porque essa é a minha paixão: ajudar as pessoas a também se apaixonarem por pessoas! Até porque, sem as pessoas, não existe venda e nem compra.

Na próxima edição, vou contar como estou colocando isso em prática, a começar pelo meu e-book Não venda óculos. Até lá.

 

Mais de Não venda óculos! por Tiago Salvador

Como ganhar muito dinheiro?

Como vender experiência

O calendário do sucesso

A prospecção dos clientes

Crie atração para aumentar as vendas!

Como ter uma feira de sucesso para sua óptica?

 Como criar afinidade com as marcas?

 

468 ad